#22 – Mais 8 fatos sobre o lenço

12 de março de 2018 Youtube  Mais quieto que guri cagado.

Pra início de prosa, destaco que esse programa se deve a participação dos amigos do Linha Campeira que deixaram algumas perguntas e comentários no nosso canal do Youtube e no Facebook. E são essas perguntas que vamos responder hoje. Então nesse vídeo vamos abordar mais 8 fatos sobre os lenços gaúchos.

Quem me ajudou na curadoria do conteúdo foi o parceiro Thiago Mascarello, que é peão do CTG Vaqueano do Oeste de Chapecó e um grande pesquisador da cultura gaúcha. O Thiago tem um canal loco de especial que se chama: Mascarello Tudo Sobre Lenços Gaúchos.

1. Lenço preto é somente pra luto?
Eu falei no outro vídeo que o lenço preto é sempre utilizado em questão de luto, mas o Paixão Cortes relata que nas colônias alemãs o preto não simboliza luto para os imigrantes alemães ‘agauchados’.

2. De onde surgiram os lenços carijós?
Segundo o livro A terra dos quatro ventos, do pesquisador Juarez Nunes da Silva, os lenços carijós surgiram para representar a paz entre chimangos e maragatos, pois eles são feitos com metade dos fios de cada cor.

3. Qual o nó mais adequado pra um lenço farroupilha?
Nó Republicano ou Farroupilha. Particularmente eu ainda não sei dar esse nó, mas to treinando por meio desse vídeo que o Thiago tem o no canal dele.

4. Nó chimango em lenço maragato, pode?
Hoje pode ser usado sem problema nenhum, pois estamos em tempos de paz. Porém se tu for participar de uma apresentação que resgata, que representa o período da Revolução Federalista, não se usa.

5. Na época da Revolução Federalista, só se usava lenço branco ou vermelho?
No início eram utilizadas 3 cores de lenço. Vermelho para os maragatos, branco para os chimangos e verde para os pica-paus.

6. Há alguma restrição para os lenços estampados?
Paixão Cortes em suas pesquisas veta esses tipos de lenço para uso artístico, porém para utilização cotidiana não se tem restrição alguma.

7. É necessário dar nó no lenço?
Não, o lenço pode ser fixado por uma presilha ou um passador e pra isso vamos ver diversos materiais sendo utilizados como: chifre, osso da canela de avestruz, metal, couro, ouro e prata.

8. E afinal, o lenço se usa por dentro ou por fora da camisa?
Por dentro ou por fora os dois modos estão certos. Por dentro para preservar a gola da camisa pois em tempos antigos uma camisa era muito cara. E por fora para dar mais evidência ao lenço e sua opção político partidária que ele representa.

A informação bonus é de que além disso temos outras formas de se usar o lenço. Triangular, solto as costas. A meia espálda. A meia espalda por baixo do braço. Dobrado por baixo do braço. Amarrado na cabeça, estilo corsário e também amarrado deixando só o rosto de fora.

Uma coisa que é muito importante não só na utilização do lenço, mas em todas as peças do vestuário é ter a noção de que informalmente, a gente pode utilizar a composição que mais nos agrada. Só que quando vamos fazer uma apresentação que representa alguma época específica, temos que ficar atentos aos elementos daquele período.

Retruque!

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.