Posted in: Posts Youtube

Origem da Faixa Pampa

Tche e tu já se perguntou o que significa esses desenhos que tem nas faixas de cintura, nas guaiacas, lenços e tantas outras coisas?

Esses desenhos se popularizaram por aqui com um outro nome: Faixa pampa. E são largamente utilizados como adorno em diversos materiais. Eu dei uma revirada nas minhas coisas e achei no meu pala, na vincha do chapéu, na guaiaca.

Bueno, então a faixa pampa na verdade é originalmente o “guardar mapuche” e tem um significado muito interessante.

Pra quem não sabe, mapuche é um povo nativo da América do Sul e habita o sudoeste da Argentina e o centro-sul do Chile. E o termo mapuche é a fusão de duas palavras: MAPU que significa TERRA e CHE, que significa GENTE. Logo, mapuche é gente da terra.

A sociedade mapuche era caçadora, coletora e pré-agrária, porém era bem desenvolvida e chegou a ter quase 1 milhão de indivíduos. Se a gente procurar por fotos de artesanato mapuche vamos ver bastante detalhes de cores e elementos relacionados aos seus deuses da terra e natureza.

E o guardar mapuche é considerado um dos projetos mais interessantes criado por esses nativos e data de cerca de 5 mil anos.

A simetria do símbolo pampa representa no topo uma montanha e na parte inferior um lago. Isso remete ao seu local de origem, a montanha no caso é a cordilheira dos Andes e abaixo a região dos lagos, bem como a vivia a comunidade Mapuche, com a cordilheira ao alto e os lagos aos pés.

Dessa forma a guarda pampa, representa a casa, a terra, a cultura e a unidade, que é o símbolo vivo, antiga e em usual da sociedade mapuche.

E além disso se tu reparar bem ao centro temos um detalhe muito importante. O indivíduo como ponto central, as pessoas o povo mapuche estão unidas para formar uma cadeia, igual à montanha.

A titulo de curiosidade, além da guarda pampa, tem a guarda do cacique, que esse era o único que podia portar em seu poncho esse símbolo. Ele era o guarda das montanhas, lagos, Sol, Lua, indivíduos, luz e da alma.

Esse tipo de guarda aparece em diversos povos de origem andina. Porém dentre todas essas guardas nativas, a Guarda pampa do sul da Argentina, criado e usado até hoje pelo povo mapuche, este é uma das mais importante e bonito.

A sua simetria e simplicidade estética agradam muito os olhos e está em muitos materias produzidos em larga escala. Infelizmente nem todos tem consciência do significado profundo que tem.

Posted in: Posts Roda de Mate

Tropeirismo – Tio Flor

Conheça um pouco da história de José Floriano Magalhães, famoso tropeiro Tio Flor. [pdf-embedder url=”http://linhacampeira.com/wp-content/uploads/2018/09/Tropeirismo-Tio-Flor.pdf” title=”Tropeirismo – Tio Flor”]

Continue lendo