Todo mundo já deve ter dançado essa música "Baile das Negra Touro", foi gravada pelo Elton Saldanha, Os Mateadores, Tchê Guri e mais um eito de gente. Essa música é de autoria de João Sampaio, Elton Saldanha e Quide Grande.
Mas tu sabia que isso é as Negra Touro realmente existiram? Esse era o apelido das Irmãs Diva Rodrigues e Eva Rodrigues, naturais de Itaqui - RS.
Conta que a alcunha veio devido ao seu pai João Rodrigues, que era um baita de um gaiteiro e animava bailes no interior de Itaqui na localidade do Rincão da Cruz. Relatam que durante o baile o seu João soltava uns gritos que parecia um touro nas macega! E daí ganhou o apelido que passou pra todos os familiares.
Abaixo tem o texto de autoria de João Sampaio, escrito em Fevereiro de 1994, que está na contracapa do disco “Baile das Negra Touro” do Grupo Os Mateadores.
"As irmãs DIVA RODRIGUES (CHATA TOURO, 84 anos) e EVA RODRIGUES (EVA TOURO, 70 anos) são dois monumentos vivos, verticalmente aprumados no populário itaquiense. Além de lavadeiras - daqueles que deixam as roupas bem alvas e perfumadas e limpeza, segundo meu irmão de sonho Luis Menezes - e entregavam o lavado a domicílio, com a trouxa, malabaristicamente equilibrada na cabeça, as irmãs TOURO benzem com mágicos poderes e o rancho onde residem é um pequeno santuário crioulo, permanentemente apinhado de gente que ali vai em busca de conforto e alívio para as rodadas da vida.
Agora recentemente, em 1993, CHATA TOURO, recebeu da Câmara de Vereadores de Itaqui, a "Medalha Cidade de Itaqui", pelos 70 anos de relevantes serviços prestados à comunidade carente itaquiense.
E os bailes das TOURO? Isso é algo que já está definitivamente incorporado à tradição oral e as manifestações culturais e populares, do velho Rincão da Cruz, denominação jesuítica do nosso município. Nesse pitoresco baile, JOÃO RODRIGUES, pai das irmãs TOURO, gaiteiro da velha cêpa pampeana e figura máscula e imponente, com uma aura de coragem e valentia pessoal, tocava, magistralmente, seu instrumento e berrava como um touro em capoeira, daí advindo o apelido que, por extensão, foi transferido ao resto da família.
Para mim é, particularmente, motivo de satisfação e carinho falar das irmãs TOURO, tenho profundas e afetivas vinculações com as mesmas, pois quando nasci, EVA TOURO, morava conosco e nessa mesma ocasião nasceu um filho dela, o Luís Carlos, já falecido, meu irmão de peito e parceiro de infância campeira, e ambas, EVA e CHATA estão em permanente contato com este que vos fala.
Por tudo isso e por muito mais que não cabe aqui na extensão destas linhas é que quando eu, Elton Saldanha e Euclides Alves (Quide Grande) fizemos a música título deste LP, OS MATEADORES, parceiros de arte e ideal terrunho, trataram desde logo de se irmanarem conosco e de também subscreverem esta merecida homenagem e singelo tributo as folclóricas irmãs TOURO."