Possivelmente tu já deve ter se perguntado de qual rio que veio a origem do nome do Rio Grande do Sul. Será que é o Rio Uruguai, Rio Ibicuí, Rio Pelotas, Rio Ibirapuitã? Mas e se eu te contar que nem foi bem um rio que originou esse nome.

Para entendermos, temos que voltar lá pra volta de 1500, pra ser mais preciso no ano de 1531. Quando então Pero Lopes de Souza e Martin Afonso de Souza, dois irmãos portugueses e grandes navegadores estavam cruzando de barco a costa brasileira de cima pra baixo. Cujo um dos objetivos dessa expedição era chegar até a foz do Rio da Prata. 

Essa navegação dos gajos era feita próximo a costa para que eles pudessem observar o relevo do continente. Então no dia 31 de janeiro de 1531, quando a esquadra cruzava no atual litoral gaúcho, mais ou menos na altura da cidade de Rio Grande, avistaram uma barra e acharam se tratar de um grande rio. Logo chamaram de Barra do Rio Grande.

Este local é o caudal da Lagoa dos Patos, onde ela desemboca no Oceano Atlântico. E em homenagem ao irmão e também a data do fato acontecida que no calendário católico recorda a cátedra do apóstolo Pedro. Martin Afonso de Souza batizou o local de Rio Grande de São Pedro.

E pra gente entender melhor… pouco tempo antes tinha sido assinado o Tratado de Tordesilhas e o Brasil foi dividido em capitanias e os irmãos Martin Afonso de Souza e Pero Lopes de Souza ficaram responsáveis pelas capitanias mais ao Sul.

Nessa época essa região da Lagoa dos Patos ou Laguna dos Patos, era habitada apenas pelos índios Carijós, que eram chamados de “Los Patos”. Por isso este nome.

Então aqui ao Sul, a gente tinha a Capitania d’El-Rei, chamada de Rio Grande de São Pedro e também Continente de São Pedro. O continente de São Pedro foi criado em 1737.

No ano de 1760, tivemos a Capitania do Rio Grande de São Pedro. Depois em 1807, tivemos a Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul. E nessa época foi inserido o termo ‘do Sul’ pra diferenciar da do Norte.

Logo mais em 1821, surgiu então a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Em 11 de setembro de 1836, tivemos

E o nome que carrega hoje de Estado do Rio Grande do Sul só se tornou oficial em 1890, após a proclamação da República Federativa do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *