Bamo trazer mais uma recorrida sobre os assuntos buenos que abordamos ao longo de 2023. No costado da prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#485 – Revisitando
Bamo começar a fazer as recorridas do ano de 2023. Revisitando e falando dos temas que abordamos ao longo desse baita ano. No costado da prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#457 – Sebo, Graxa e Banha
Desta feita a proposta é meio gordurosa, pois bamo prosear a respeito de sebo, graxa e banha. Quais as diferenças desses materiais e quais seus usos tanto pra alimentação quanto pro serviço de campo. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#456 – Domingando
Desta feita a proposta é prosear a respeito do domingo, esse dia que é reservado pra se dar uma folga pro serviço e se juntar com os amigos e a família, pra confraternizar a vida, principalmente. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#455 – Comparsa
Desta feita a proposta é prosear a respeito das comparsas de tosquia de ovelha. Uma importante atividade das estâncias que influenciou cultural e economicamente a nossa terra gaúcha. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#454 – Costela
Desta feita a proposta é a gente falar de assado, mais especificamente de um assado em particular, que é o churrasco de costela, o preferido da gauchada e um dos símbolos da nossa culinária regional. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#453 – Primaveral
Desta feita o tema é a primavera! Bamo falar do colorido e no perfume das flores, do campo e do mato, na alegria do passaredo e no berro do touro, representando, o retoço do cio dos animais, que fica mais intenso nessa estação do ano. É primavera, gauchada, e o ambiente se modifica de forma significativa, trazendo cores, perfume e também amores, e muita inspiração. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#452 – Breves e Amuletos
Desta feita o assunto é a fé, a superstição da gauchada. Bamo prosear sobre as proteções que o gaúcho usa, pra se defender de algum mal que se apresente… desses que a gente não tem como pelear com as armas tradicionais, por isso se apela pra proteções como breves e amuletos. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#451 – Criançada
Desta feita o assunto são as crianças. Um programa especial em homenagem a data do Dia das Crianças, onde relembramos algumas coisas do nosso passado e também projetamos a importância de manter as crianças próximas da tradição para a continuidade, para o futuro. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#450 – Teatral
Desta feita bamo trazer o assunto sobre a parte teatral dos eventos que estão relacionados à cultura gaúcha, tanto os artísticos bem como os campeiros. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#449 – Revoluções
Desta feita bamo trazer o assunto das Revoluções: a Federalista de 1893 e a Assisista de 1923, pra esclarecer de uma vez por todas o que é maragato, pica-pau, chimango e por aí se vai. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#448 – Campeiros
Desta feita bamo falar a respeito de “ser campeiro”, sobre aquilo que realmente faz um gaúcho ser campeiro. O conhecimento, a experiência e o exemplo. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#447 – Semana Farrapa
Desta feita bamo fazer reverência às comemorações da Semana Farroupilha, que é o momento em que todo o gaúcho de fato, além de comemorar, tem a oportunidade de refletir sobre a importância de ter um dia dedicado às coisas do nosso pago. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#446 – Apetrechos
Desta feita a gente vai trazer alguns termos do nosso vocabulário gauchesco que variam o significado de acordo com a região e também com a situação. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#445 – Especial 16 ANOS!
16 anos de Linha Campeira! Isso mesmo! Em 02/09/2007 que semeamos esse projeto que sempre busca a autenticidade e as belezas das coisas da gente desse nosso pago gaúcho! No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#444 – Gaúcho vs Campeiro
Desta feita a proposta é discutir qual é a diferença (se é que existe) entre o gaúcho e o campeiro? No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#443 – Evolução
Desta feita a proposta é analisar o verso e a imagem abaixo, que é de autoria do Blog do Léo Ribeiro, e traduz as mudanças que o tempo, esse potro sem dono, vem trazendo nos costumes e no pilchar do gaúcho. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#442 – Legado
Desta feita a proposta é refletir sobre essa responsabilidade de compartilhar informações relevantes sobre nossa cultura, que tem sua força justamente em valores que são repassados por gerações. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#441 – Crenças de Antigamente
Desta feita a proposta é falar sobre algumas crenças de antigamente que a gauchada tinha e tentar descobrir se tem embasamento científico ou se ficará apenas na superstição da gente da nossa terra. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#440 – Festivaleiro
Desta feita a proposta é justamente falar das vertentes que dão origem às obras musicais, dos festivais de música nativista esparramados por toda a região sul do país. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#439 – Festança Missioneira
Desta feita o assunto é uma baita festança missioneira: O Pago Santo, da Família Guedes lá no interior do município de Dezesseis de Novembro. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#438 – Lá pras Missões
Desta feita o assunto é a região Missioneira. O Bragas vai relatar uma andaça sua por aquelas bandas. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#437 – Prosa Gaúcha
Desta feita o assunto é o nosso jeito único de falar, nossas expressões, adágios e vocabulário gauchesco. No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco
Explicando a letra: Um pito
Um pito é uma música que marca uma série de gerações de gaúchos. É uma milonga de composição em parceria de: Claudio Patias, Nelcy Vargas e Nenito Sarturi.
#436 – De Cacho Atado
Desta feita bamo discutir um assunto: Por que os gaúchos tem o costume de atar a cola dos cavalos? No costado dessa baita prosa tem o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
Rodeio de Querências
Música elaborada em homenagem ao Grupo Nativo Rodeio de Querências, de Santana do Livramento. Um grupo de amigos e familiares da família Furtado, que se reúne para celebrar a Semana Farroupilha na Mangueira Colorada. Letra: Leonel Furtado. Música: Leonel Furtado e Luiz Cardoso. Interpretação: Marcelinho Nunes
Livro “Carancho” – Entrevista com o autor Rodrigo Tavares
Novo romance do autor gaúcho Rodrigo Tavares, trata da Revolução Federalista, a mais sangrenta da história do Brasil.
#435 – Sapecada 2023
Desta feita bamo comentar sobre dois baita festivais de música gaúcha: 21ª Sapecada da Serra Catarinense e 29ª Sapecada da Canção Nativa, que aconteceram em Lages, no princípio de junho de 2023. No costado o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#434 – Dialeto Guasca
Vê se não nos leve a mal pela aspereza do verso da abertura, pois a proposta é a gente comentar sobre alguns termos e expressões que só quem já proseou com um gaúcho conhece. No costado o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!
#433 – Dialeto
Desta feita a proposta é prosear sobre um dos nossos mais ricos valores: nosso dialeto regional. Esse nosso jeito de falar e de se comunicar… tão particular e tão espontâneo é o que nos diferencia até mesmo dentro da própria região sul do mundo. No costado o melhor da música gaúcha pra acompanhar o teu churrasco!