É importante lembrar que 1836 não tinha sido um ano vitorioso aos Farroupilhas em batalhas. Bento Gonçalves tinha perdido algumas importantes posições e precisava organizar as coisas. Então destacou o coronel Antonio de Souza Netto, a de juntar cavalos e preparar os homens para remontar a sua famosa 1ª Divisão de Cavalaria.

Era início de setembro e Netto se deslocou até a região do arroio Seival, onde hoje pertence a cidade de Candiota, onde tinha um tal de João da Silva Tavares que era comandante imperial e estava com uma grande tropa por ali vinda do Uruguai.

Essa tropa imperial estava com cerca de 560 homens e acampada num rincão na foz do Seival, enquanto a tropa de Netto estava a cerca de 1 légua de distância do outro lado do arroio.

Na manhã de 10 de setembro de 1836, as duas tropas se encontram. Diz que era cerca de 09 horas. A imperial de Tavares, estava no alto da coxilha, em maior número e melhor posição. A de farroupilha de Netto, estava na várzea, num terreno umido e em menor número.

Então as tropas imperiais desceram a coxilha enquanto as farroupilhas vinham debaixo e se encontraram. Primeiro dispararam as armas de fogo e depois partiram para as espadas e lanças.

E aí se conta que no meio tem uma frase do Netto onde ele diz: Camaradas, não quero ouvir um tiro! Seja a carga à espada e à lança!

Inicialmente houve uma vantagem dos imperiais na batalha pois estavam em melhor posição e maior número. Mas bravamente os farroupilhas seguiram peleando sem floxar.

Numa certa hora o comandante caramuru Silva Tavares foi se esquivar de um lançaço e teve uma das rédeas de seu cavalo arrebentada. Aí o cavalo disparou e a tropa deles perdeu a liderança. Muitos dos combatentes imperiais ao verem o líder fugindo, ficaram desnorteados.

Percebendo isso, Netto lançou a carga de reserva, cercaram as tropas e aí com a estratégia correta garantiram a importante vitória na Batalha do Seival.

Os números finais da Batalha foram: Do lado farroupilha: 180 baixas de 400 homens.

Do lado imperial: 356 baixas de 560 homens. Silva Tavares no final ainda conseguiu fugir, mas importantes nomes dos imperiais foram feitos prisioneiros.

É importante a gente dizer que essa batalha foi ganha em cima do cavalo e o cavalo que o Netto montava era um tordilho negro que ele mesmo havia domado antes da guerra.

Essa Batalha do Seival foi de fundamental importância para os ânimos e anseios Farroupilhas. Uma batalha que tinha tudo para ser perdida acabou de forma triunfal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *