Provavelmente tu também aprendeu na escola que o motivo da revolução ser chamada de farroupilha e os bravos combatentes serem farrapos é devido as vestes estarem gastas, rotas, esfarrapadas.

Só que na verdade os motivos não tem nada haver com o estado das roupas dos revolucionários. Esse termo Farroupilhas é anterior ao 20 de setembro de 1835.

E também não tem haver com o campo ou com a peonada. Segundo o historiador Evaristo da Veiga, o termo vem inspirado lá da França. Onde foi o berço das ideias republicanas e iluministas.

Na década de 1790 havia um grupo chamado “sans culottes” na França que eram um grupo revolucionário mais extremo que lutava contra o poder e eles usavam roupas diferentes das costumeiramente utilizadas pela monarquia.

Depois tem outra versão que aponta para Portugal, onde havia um lider local e liberal que circulava utilizando roupas rústicas e chapéu de palha. Nos dicionários antigos portugueses, de 1727, aparece o termo Farroubilha como sinonimo de pessoa mal vestida.

Já no Brasil, em 1829 há o registro de que alguns grupos contra o regime monárquico eram chamados de farroupilhas.

Não se sabe ao certo, mas talvez tenha havido uma mistura destas influências francesas e portuguesas para fazer com que o termo farroupilha ganhasse essa definição no Brasil, de revolucionários republicanos;

O termo farroupilha já era aceito em 1831 como designação dos liberais exaltados que, nessa época, publicavam dois jornais no Rio de Janeiro: a Jurubeba dos Farroupilhas e a Matraca dos Farroupilhas.

No cenário político deste período no Brasil haviam 3 grupos: Os caramurus, que rem os conservadores monarquistas. Os liberais moderados e os liberais exaltados estes chamados de jurujubas e farroupilhas.

Esse útlimo grupo é que faziam parte os revolucionários de 35. Defendiam a adoção de um regime republicano ou, ao menos, de um regime de federação, em que as províncias tivessem maior autonomia.

Então no ano de 1832 no Rio Grande do Sul foi fundado o Partido Farroupilha, que tinha esses mesmos ideais. Por isso a Revolução ela é Farroupilha em seu cerne, seus ideais centrais. É importante dizer que o termo Farrapos é uma derivação de farroupilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.